CONFERÊNCIA DE LINGERIES

Problema: agilizar o fechamento de conta das sacoleiras e liberar espaço no setor de conferência, afim de estocar outros produtos no setor.

Método antes do RFID:

O setor de conferência possuía seis funcionárias.
Processo 1: A sacoleira seleciona as lingeries que ela quer consignar, coloca em uma sacola e entrega para uma funcionária contar a quantidade de peças. O total é anotado em um papel e fixado na sacola. A(s) sacola(s) é(são) entregue(s) ao setor de conferência.
Processo 2: Uma funcionária do setor de conferência pega todas as sacolas de uma sacoleira e lê todos os produtos por códigos de barras das peças no sistema da empresa. A quantidade de peças lidas deverá ser o mesmo anotado pela funcionária do processo 1.
O processo da fase 1 e 2 durava cerca de 20 minutos.

Problemas:

A sacoleira aguardava horas a sua conferência e fechamento de contas.
Além de fazer a consignação, a sacoleira tinha que fazer o fechamento da consignação anterior e o processo demorava ainda mais.
Muitas vezes não era possível fechar a conta da sacoleira no dia por conta do volume de conferências. Por conta disto, eles liberavam a sacoleira para levar uma nova remessa de produtos consignados.
Era comum existir erro de fechamento de vendas das sacoleiras, falar sobre o erro com a sacoleira gerava desconforto, quando a conferência ficava para outro dia era pior.
Os balcões usados no setor de conferência ocupavam muito espaço.

Implantação do RFID:

Passo 1: Criamos uma caixa de leitura. Nela contém 4 antenas e um leitor RFID fixo.
Passo 2: Criamos uma aplicação para:
Informar a quantidade de peças dentro da sacola
Opção para ler as peças da caixa de leitura
Confronta a quantidade de peças contadas pela funcionária com as peças lidas pela caixa
Função para transmitir as leituras para o sistema de controle de consignação
Passo 3: Integramos a solução RFID Moura Print na tela de impressão de etiquetas no sistema da empresa. Eles utilizam uma impressora Zebra ZD500R
Passo 4: Foram compradas 250 mil etiquetas RFID para etiquetar o estoque de lingeries da empresa.
Passo 5: Colocadas as etiquetas RFID nas lingeries já impressas.

Como funciona:

Passo 1: Após a funcionária contar a quantidade de lingeries consignada pela sacoleira, ela informa o código da sacola e a quantidade de peças na aplicação que criamos. A(s) sacola(s) são transferidas para o setor de conferência.
Fase 2: A funcionária do setor de conferência lê todas sacolas do cliente na caixa de leitura.
A pessoa da conferência coloca a sacola na caixa de leitura
Fecha a caixa
Pressiona um botão no nosso aplicativo para iniciar a leitura
O aplicativo lê todos os produtos da sacola em 10 segundos e apresenta o nome e quantidade de produtos lidos
Após ler todas as sacolas do cliente, ela pressiona um botão para transmitir para o sistema da empresa os produtos lidos  e gerar um código.
O código é usado para importar no sistema da empresa na tela de consignação ou na tela devolução da mercadoria

 

Confira no vídeo abaixo o funcionamento da Caixa de leitura RFID:

ROI:

O retorno sobre o investimento ocorreu após 10 meses.Após um ano e meio de utilização, o setor de conferência está com quatro funcionárias e não mais seis. Segundo o proprietário é possível manter o setor até com duas funcionárias. Por conta dos imprevistos, ele manteve em quatro.Com quatro funcionários, existem momentos ociosos. Neste caso ele transfere uma das funcionárias para outro setor.Cada leitura após leva Nossa solução mostra todos os itens lidos e confere a quantidade lida pela caixa com a quantidade informada pela funcionária.Todo final do ano aumenta as vendas, por conta disto, era necessário aumentar o quadro de funcionários no setor de conferência e trabalhar em regime de hora extra. Após a implantação do RFID, no final do ano de 2017 o setor de conferência trabalhou com as quatro funcionárias e não houve hora extra.Ao consignar um produto, registramos o preço de venda para ser usado na devolução da consignação. Casou houve uma alteração de preço, o correto cobrar o valor do dia da consignação.

Outras informações:

As etiquetas não estão padronizadas pela GS1.
Foram emitidas mais de 400 mil etiquetas desde a implantação

Voltar ao topo

Outras Soluções

Contato